terça-feira, 9 de maio de 2017

Clubes do Livro em Fortaleza e Onde Habitam

Desenvolvimento do intelecto e da imaginação, formação de opinião, vocabulário mais rico, maior capacidade de aprendizado e conhecimento mais apurado do mundo e de si mesmo, esses são alguns benefícios que a leitura proporciona.

Apesar desses pontos positivos, segundo Rodrigo Batista, 18, ler pode ser uma coisa solitária. É muito comum terminar um livro e ter mil e uma indagações, arder por recontar a história do seu próprio jeito ou querer indicá-lo para todo mundo – ou mesmo fazer propaganda contra. Foram motivos como esses que levaram o leitor a participar de um clube do livro. “O desejo de compartilhar minhas impressões sobre determinado livro e ouvir opiniões diferentes da minha sobre o mesmo me fizeram ir atrás de clubes em Fortaleza”, contou o leitor.


Um clube do livro é constituído por um grupo de pessoas que se reúnem, geralmente, em livrarias ou cafés, e discutem sobre um livro em comum que leram, expressando suas opiniões, críticas e dúvidas. Rodrigo participa com outras quinze pessoas do clube do livro da editora Autêntica, na Livraria Cultura. A prática de se formar clubes de leitura têm origem norte-americana e, cada vez mais, as editoras brasileiras incentivam seus leitores a organizar e mediar os grupos.

Foto: Encontro de membros do clube do livro da Autêntica

Para a editora Autêntica, que tem quatro selos diferentes e abrange públicos diversos, a expectativa da criação de clubes é que seus leitores conheçam mais o grupo e vice-versa. Funcionando como uma troca de informações direta. “Primeiro escolhemos a livraria. A livraria escolhe os mediadores do clube. Um vendedor da loja fica responsável por manter o clube e o Blog mediador, ajudar a divulgar, além de manter o debate. Os mediadores recebem livros para se preparar para o clube”, relata Lis, que trabalha na parte comercial da Autêntica.

Um nome forte quando se refere a mediar clube de livro em Fortaleza é Alba Bez. Com 20 anos, Alba tem uma relação muito forte com a leitura. Além de ler anualmente cerca de 130 livros, mediar eventos literários em shoppings da cidade, ela está a frente de dois clubes da cidade: das editoras Autêntica e Intrínseca. Um dos meus maiores objetivos de vida é espalhar a literatura pelo mundo, eu tenho certeza que todas as pessoas são leitores, eles só precisam de um incentivo, então essa tarefa de mediar clubes de livros e eventos literários é uma coisa que amo de paixão fazer, porque é o momento em que estou incentivando as pessoas com todo o meu coração a ler algum livro, e esse pode ser o livro que as cativem! É uma tarefa que exige comprometimento, espontaneidade e amor”, relata Alba.

O convite para mediar o clube veio através da própria Livraria Cultura, local de trabalho de Alba, onde, após um teste, ela e uma amiga foram escolhidas para desempenhar a função que consiste em escolher o livro junto à editora, preparar brindes para sorteios nos encontros, ler o livro com antecedência e preparar questões para serem discutidas no dia da reunião.

O clube mais antigo de Fortaleza é o da Cia das Letras, realizado até abril de 2011 na Livraria Cultura. Segundo Maycon Geissler, assistente de eventos da Cultura, o objetivo da empresa é que o número de leitores cresça cada vez mais e que se fomente o gosto pela leitura. “A Cultura recebe os clubes do livro para ter mais evento e mais público interessado em ler, já que isso traz um retorno direto e indireto para ela”, disse o assistente.

Os clubes do livro são compostos por faixas etárias diversas, o da Autêntica, por exemplo, é frequentado por pessoas de 18 a 30 anos, tendo também visitantes crianças e senhoras dependendo do tema do livro em questão. Já o da Penguin, da Cia das Letras, é formado por um público mais maduro, que vai de 25 a 40 anos. Geralmente os clubes são divulgados nas redes sociais e site da livraria, e pela editora. Alguns precisam de inscrição, outros não. Só precisa chegar no horário combinado e se jogar no debate sobre o livro da vez.

Saiba mais

Clube do livro Autêntica
Próximo domingo, 9, às 15h. Livro: Todo Mundo Vê Formigas. Livraria Cultura (Avenida Dom Luís, 1.010 - Piso 1 - Loja 8).
Outros clubes em Fortaleza:

Clube do Quadrinho Rebirth
O coletivo é especializado em HQs. Livraria Leitura do Shopping Del Paseo (avenida Santos Dumont, 3131). Os encontros acontecem nas últimas quintas do mês, às 19h. Outras informações através do telefone 3458 0300.
Café-Clube de Leitura
Realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282). São encontros mensais para discutir sexualidade e literatura.
Clube de Leitura Sublime
As atividades acontecem na Confeitaria Sublime (rua Eduardo Bezerra, 1276 – São João do Tauape). 

Um comentário: