quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Cinema: O Orfanato da Srta. Peregrine x O Lar das Crianças Peculiares



Sinopse do livro: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que pareça – ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

O livro tornou-se, rapidamente, uma das melhores leituras do ano. Sabe quando você está com uma ressaca literária imensa e não consegue se livrar dela? Pois bem, o Orfanato da Srta. Peregrine foi o primeiro, após uma grande pausa nas leituras, a fazer isso.

O Orfanato da Srta. Peregrine é muito leve. Achei a escrita do Ramsom muito boa, fácil de ser compreendida. A história não se perde em seu desenrolar e as ilustrações sempre ajudam na hora de pensar em como é a peculiaridade de tal criança. Outra coisa maravilhosa, e que eu prezo muito, são os capítulos curtinhos. Mesmo que o livro seja extenso, com um capítulo que não se estende muito, é só alegria. Até porque eu só paro de ler um livro quando termino o capítulo.



Sinopse do filme: Após a estranha morte de seu avô (Terence Stamp), o jovem Jake (Asa Butterfield) parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine (Eva Green), atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que "ela contará tudo". Só que, ao chegar, descobre que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que lá há uma fenda temporal, onde a Srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

O filme é tão maravilhoso quanto o livro, mas, engana-se quem acha que vai assistir uma adaptação 100% (ou 70%) fiel. Muitas alterações foram feitas pelo diretor, Tim Burton, dentre elas a peculiaridade de Emma e Olive foram trocadas. O Dr. Golan no filme é a Dra. Golan. Personagens que não existem no livro são incluídos (como o personagem de Samuel L Jackson) e, algumas partes do segundo livro, Cidade dos Etéreos estão no filme.

A fotografia é linda, a caracterização dos personagens foi muito bem feita (não esperava menos de Tim Burton, né?) e a trilha sonora harmoniza tudo. O diretor conseguiu passar a estranheza das crianças no filme, mas, apesar desse êxito, achei que ficou bem mais suave do que o livro passou, ficou mais Alice (também dirigido por Tim).

Ainda não foi confirmada a sequência do livro, mas, como já colocaram elementos do segundo livro no filme, acho meio difícil ter uma continuação. O Orfanato da srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma trilogia, mas já estão cogitando um quarto livro. Recentemente também foi lançado também Os Contos Peculiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário